Nem todo mundo que vai a Portugal vai até a Ilha da Madeira.
Vale a pena. Eu fui e adorei !
O vôo sai de Lisboa e tem a duração de 1:20 hr.
Vista de cima a ilha já impressiona. É umas 4 vezes maior que a Ilhabela. Tem excelentes estradas , um porto grande e uma população de 250.000 habitantes.
A descida no aeroporto de Funchal é no mínimo emocionante, pois a pista foi construída parcialmente em uma laje sobre o mar apoiada em 180 pilares. É até hoje considerada uma das obras mais difíceis da engenharia, devido a topografia da ilha. Só pilotos bem experientes tem autorização para descer lá.
A maior cidade e capital da ilha é Funchal, construída nas encostas da ilha, com jardins encantadores, charmosa, limpa, com bons hotéis e excelentes restaurantes.
Alugamos um carro para percorrer toda a ilha. As estradas são de primeiro mundo.
Toda a ilha é bastante montanhosa, com picos bem altos, vilarejos pitorescos encravados nas montanhas, e muitas vezes me lembraram o Nepal ou o Peru, como dois deles, o Curral das Freiras e o Eira do Serrado.
É impressionante a diversidade de paisagem da ilha, pois sendo vulcânica apresenta orlas costeiras de uma beleza dramática, como a Ponta de São Lourenço, vegetação exuberante nas montanhas no interior , picos de mais de 1800ms como o Pico Ruivo e o Areeiro, penhascos altíssimos e negros de lavas vulcânicas e um mar entre o azul turquesa e o verde esmeralda como Porto Moniz.
Indico três trilhas pelo menos para se fazer:
- Levadas das 25 Fontes , (9,2 km ida e volta).
- Areeiro – Pico Ruivo (8,2 km ida)
- Ponta de São Lourenço (8 km ida e volta)
Vou fazer em mais dois posts diferentes as trilhas das Levadas das 25 Fontes e do Areeiro-Pico Ruivo.
Neste post, algumas fotos da Ilha da Madeira em geral, mostrando paisagens de pontos diferentes que valem ser visitados e umas fotos da trilha da Ponta de São Lourenço também.