quarta-feira, 7 de agosto de 2013

NORUEGA – Preikestolen ou Pulpit Rock

Não bastasse ser o país com o maior IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano ) do planeta, a Noruega é também um dos lugares mais bonitos do mundo.
As águas do mar, que penetram as rochas, serpenteando por entre as paredes de centenas de metros de altura, formam os famosos fiordes noruegueses.




Entre as principais cidades estão Oslo, Stavanger e Bergen.
Fomos a Stavanger para fazer a trilha de Preikestolen ou Pulpit Rock, como é mais conhecida.  É um platô, que se destaca como um paredão vertical de 604 metros de altura sobre o Lysefjord.
São 5 kms de trilha bem marcada, alternando subidas íngremes com muitas pedras e um terreno ondulado com suaves descidas e subidas.


Trilha










Após cruzar algumas lagoas e mais subidas e subidas, finalmente a paisagem do Preikestolen surge na sua frente. Impossível não ficar eufórica. É de uma beleza dramática, especialmente num dia de céu azul e temperatura amena. Tivemos muita sorte !!



Depois da primeira visão, ainda se caminha uns 20 minutos até atingir a pedra propriamente dita. Aquela pedra imensa, daquela altura absurda e com a visão do fiorde abaixo, é de tirar o fôlego!!
Sem vento, pudemos chegar até a beirada como fazem os trilheiros que chegam até lá. 








Depois de passada a euforia inicial e confraternizar com os amigos queridos que nos acompanharam nesta trilha, é hora de relaxar, fazer  um lanche enquanto aprecia o visual e iniciar a volta felizes da vida.
De caminhada, entre ida e volta, são umas 5 horas. Não tem nenhuma dificuldade técnica. É preciso
apenas estar com os músculos em ordem, ter costume de longas caminhadas e escolher um dia de sol. 

Vale a ida a Escandinávia para ter uma experiência desta, mas tem muito mais. Nos próximos posts vou 
mostrar outras atrações imperdiveis desse lindo país.








9 comentários:

  1. Lindas fotos, bonito país, sem dúvida! Quem me dera conhecer...Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uau! Lindas fotos! Um de meus sonhos é conhecer a Noruega e os fiordes e este lugar é incrível Vou inclui~lo na minha lista de próximos destinos :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, não deixe de ir !! Tenho acompanhado suas viagens no seu blog e já fiz muitas delas. Acho que temos o mesmo gosto, por isso me sinto a vontade em dizer que essa tem que fazer parte de seu roteiro, assim como o Stromboli, que postei no ano passado aqui no Viajar pra quê. Abs

      Excluir
  3. Oi Ana, tudo bem!
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo relato do trajeto pois nos dá uma verdadeira noção do que encontraríamos pelo percurso. Gostaria de lhe fazer uma pergunta: qual foi o meio de transporte que você utilizou para chegar até a Preikestolen? Por acaso, você pegou algum ônibus de Stavanger até o ponto inicial da trilha? E pra voltar você utilizou o mesmo meio de transporte?
    Obrigado pela atenção e parabéns pela linda viagem.
    Um abraço.
    André e Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André e Cris, obrigada pelo comentário. É tudo muito fácil, pois lá tudo funciona muito bem. Vc deve ir até o porto de Stavanger e procurar o pier de onde sai o ferry para Tau. Nós compramos o ticket um dia antes. Se preferir fazer isso, pode comprar lá mesmo ou no Tourist Office. Nós, que somos super prevenidos, fomos no dia anterior localizar tudo e aproveitamos para comprar o ticket para o dia seguinte. Tem saidas de 30 em 30 minutos a partir das 8:30 até as 10hs da manhã. O ferry é bem confortável e grande e tem serviço de bar e cafeteria. O tempo de travessia até Tau é de 35 minutos. Logo que vc desce em Tau, já ao lado do pier, vc verá os ônibus para Preikestolen Fjellstue. É embarque imediato e mais 35 minutos vc estará no início da trilha. Aí é só seguir as placas e em no máximo 3 hs de caminhada vc estará cara a cara com um dos lugares mais lindos e impressionantes do mundo. Na volta, usar o mesmo meio de transporte. , ônibus até Tau e ferry de volta a Stavanger. Importante checar os horários da volta tb, tanto do ônibus quanto do ferry. Torcendo para que vcs peguem um lindo dia de sol sem vento para que aproveitem o máximo essa experiência inesquecível! Boa sorte. Comentem na volta como foi. Abs

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que lugar sensacional. Inspirador! Obrigado por compartilhar. Com imensa certeza se tornou um dos meus destinos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Vc saberia informar se é possível fazer este passeio no final de maio?
    Obrigada,
    Regina

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,
    Vc saberia informar se é possível fazer este passeio no final de maio?
    Obrigada,
    Regina

    ResponderExcluir