quinta-feira, 9 de junho de 2011

BURANO



Veneza é aquilo tudo que todo mundo sabe, mesmo os que ainda não foram visita-la. É uma cidade única, mágica, romântica, com tanta história , arte, arquitetura...enfim, tem que ser visitada nem que seja uma vez na vida. Se possível, mais de uma vez.
Em estando lá, não se acanhe! Se joga nos programas mais clichês, tipo passear de gôndola pelos canais tirando fotos sem parar com aquela cara de turista embasbacado pelo encanto da cidade, se perder pelas ruelas e curtir a Praça San Marco, com direito a música ao vivo, revoada de pombos  e tudo o que você  já viu nos filmes.
Além dos tradicionais passeios e visitas que tem que ser feitas pelo menos uma vez, tipo Pallazo Ducale, antiga residência oficial dos doges, o Campanário, a Catedral de San Marco, a Ponte de Rialto , Ponte dos Suspiros, a ilha de Murano para comprar os famosos vidros, tem uma outra ilha bem mais interessante  e bem menos visitada: a pequena ilha de Burano.
É um centro de pesca e artesanato de rendas que se iniciou no século XVI e hoje fornece  para as maiores coleções da Europa. Tem até uma escola na ilha onde se ensina a arte de fazer rendas.
Mas o que mais chama a atenção é a diversidade das cores das casas, uma tradição que nasceu devido a frequência com que ocorrem as densas neblinas que cobrem as ilhas lagunares e a dificuldade dos pescadores de localizarem suas casas quando chegavam com os barcos e entravam pelos canais cobertos pela neblina.
Assim como Veneza, não existem carros na ilha e todo o transporte é feito por barcos pelos canais que cortam toda a ilha.  A ilha em si é bem pequena e esse é um programa de meio dia saindo de Veneza.
Para chegar lá, pegue um barco que sai a cada 30 minutos do Fondamenta Nove (píer) em Veneza, o mesmo que vai para Murano, e depois de mais uma ou duas paradas chega a Burano, numa travessia que leva cerca de 40 minutos.
Depois de passear pelas ruas coloridas, lojinhas charmosas de artesanatos e rendas, sentar em um dos cafés às margens dos canais, não deixe de almoçar em um dos ótimos restaurantes da ilha. Dizem que lá se come os melhores pescados da região. Eu sugiro um bem localizado, pitoresco e a comida deliciosa: Riva Rosa – site: www.rivarosa.it
Para retornar a Veneza, é só pegar um barco que sai a cada meia hora .
Passear de gôndola pelos canais de Veneza! Faz parte!!
Rialto - Veneza
BURANO
Um dos canais de Burano.
Um dos muitos restaurantes de Burano
Restaurante e vinoteca Riva Rosa em Burano
BURANO
Tudo muito colorido em Burano.
Uma das ruas coloridas de Burano.
Uma delícia de programa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário