quarta-feira, 29 de junho de 2011

SENTIERI DEL BAROLO




O Sentieri del Barolo é uma caminho para se fazer a pé pelo meio dos vinhedos da região do Piemonte, centro da enogastronomia italiana, famosa no mundo pela produção do vinho Barolo, assim como do Barbaresco, Dolcetto , Nebbiolo e Barbera.
Essa região é também famosa pelos raros e caros tartufos negros e brancos, muito valorizados na alta culinária mundial.
Estamos hospedados em Alba, simpática cidade de 30 mil habitantes, cheia de vida, com eventos musicais, festivais, muitas praças com cafés ao ar livre, muitas pessoas nas ruas usufruindo do clima agradável nesse mês de junho.
O Piemonte é uma parte da Itália com muitas colinas e vales, tudo absolutamente coberto pelos vinhedos. No alto das colinas se localizam as pequenas vilas que cresceram em torno de um castelo medieval. São vilas de 500 a 700 habitantes mas  com uma boa estrutura de hotéis e restaurantes. E claro, muitas lojas de vendas dos vinhos da região.
Para fazer a trilha, optamos por pegar um taxi até a cidadezinha de La Morra, no alto de uma das colinas. De lá, munidos do mapa de trilhas,  sinalizadas precariamente, mas  necessário para  se evitar a área onde vivem os javalis do Piemonte, demos inicio a nossa experiência de “fazer parte da paisagem. Seguimos em direção à cidadezinha de Barolo, no alto da colina, aos pés do Castelo de Barolo.
Com o dia claro, ensolarado e bastante calor , fomos cruzando por algumas pequenas vilas, andando ora pelas estradinhas de terra e cascalho, ora pelo meio das vinhas. A trilha entre La Morra e Barolo tem cerca de 4 km e um desnível de uns 300 ms . Sempre seguindo os sinais chegamos a vila de Barolo.
Conhecemos a vila, demos uma passada no museu e  descemos a colina seguindo a trilha para Castiglione Falletto. Andamos mais  4 km e meio e  um desnível de 350 ms. A trilha vai sempre pelo meio dos vinhedos carregados de frutas ainda pequenas e passando pelos pequenos povoados. Chegamos  ao nosso destino, famintos e sedentos.
 Nossa intenção era conhecer um produtor de Barolo na vila, mas demos uma parada num bar que nos pareceu irresistível pela simplicidade e pela visual de toda a região. Sentamos num patio sob ombrelones com vista para a paisagem do Piemonte e nos deliciamos com uma sequência de antepastos  típicos , um vinho da região e com a simpatia do Fabrizio e sua mama, donos do Bar La Terrazza.
Depois fomos finalmente conhecer o Fábio, jovem enólogo e proprietário da produtora de vinhos Sobrero (www.sobrerofrancesco.it) , que nos mostrou toda a vinícola, nos ofereceu uma degustação da sua produção e ainda nos levou para conhecer as vinhas.
Com a mochila carregada com duas garrafas de Barolo 98, ficou impossível seguirmos a pé, e o Fábio,  sempre gentil, nos levou  com seu carro de volta ao nosso hotel em Alba.




Bar Terrazza em Castiglione Falletto


Vinícola Sobrero em Castiglione Falletto
Um dia perfeito como tantos que vivenciamos nesse país que adoramos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário