domingo, 17 de abril de 2011

HELSINGFORS

Esse é o nome da capital da Finlândia na língua deles. Foi de lá que vieram os imigrantes que fundaram essa estância num dos lugares mais isolados da Argentina e de uma beleza exuberante , imponente, poderosa. Altas montanhas, fiordes que lembram o país de origem dos fundadores e às margens do Lago Viedma. Esse lago é imenso e tem as aguas de uma cor verde leitoso, com ondas que lembram o mar, devido aos ventos fortes que assolam essa região.
Senti um misto de assombro e encantamento ao avistar da estradinha de terra que leva até a sede , a vastidão e o vazio cercado pelas montanhas imensas e a visão do Fitz Roy, famoso entre os alpinistas ou apreciadores de montanhas, que se avista do lado oposto do lago. De longe ainda já se avista a casa onde se localiza a pousada às margens do lago e aos pés das montanhas. A estradinha acaba ali. Fim de linha.
Numa acolhedora casa de 1910, cercada por majestosas sequóias, plantadas pelos fundadores, com 8 suítes muito confortáveis, cozinha gourmet e um staff simpático e eficiente, vc logo se sente em casa.
São muitas as opções de passeios oferecidos pela pousada.. Vc pode escolher passeios mais leves a pé para apreciar a beleza da região, cavalgadas,  trekkings com vários graus de dificuldades  e até passeios de barco pelos fiordes, quando o vento permite.
No fim de um dia de atividades em contato com uma das mais belas paisagens do mundo, vc é recebido na pousada já com a lareira acesa e o drink que vc mais gosta.

Como chegar: Buenos Aires de avião até El Calafate. Fique lá por uns 2 dias para conhecer e caminhar no Glaciar Perito Moreno que é fantástico . De lá, pegue um transfer para Helsingfors. A própria pousada pode providenciá-lo. São cerca de 180 km de El Calafate, sendo 110 de estrada asfaltada em ótimas condições e com uma paisagem de tirar o fôlego, e mais 70 kms de estradinha sem asfalto mas muito boa e a paisagem...sem palavras!!



www.helsingfors.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário