domingo, 24 de abril de 2011

O WHISKY ERA 12 ANOS, MAS O GELO...

Na virada do ano de 2010 para 2011, tive a experiência de caminhar sobre o glaciar Perito Moreno na Argentina.
Tínhamos voado de Buenos Aires para El Calafate no dia anterior.
Em El Calafate, pegamos um ônibus até o Parque Nacional dos Glaciares que fica a 80 km da cidade. Dentro do parque tem um centro de apoio ao visitante com restaurante, banheiros e lojinha. Fica bem em frente ao glaciar e parece um imenso glacê de bolo, branco e azulado, conforme a incidência do sol . Você pode andar por uma passarela de madeira para ver o glaciar por vários ângulos . Entre essa passarela e o glaciar tem um lago com muitos icebergs. Se vc ficar ali um tempinho verá, com certeza, uma avalanche, que é precedida por um estrondo muito alto, proporcionando um belo espetáculo da natureza. Vc pode ficar ali apreciando essa beleza toda ou...pode pegar um barco, que atravessa o lago, passar muito perto daquela imensidão de gelo azul e descer do outro lado. Dalí é só fazer uma trilha até um certo local onde vc coloca os crampons na bota e sair caminhando até o glaciar . Para andar no gelo com o crampon é preciso alguma técnica que é passada  por um guia. É preciso também respeitar o caminho, pois há grotas perigosas e escorregadias e uma queda ali pode ser bem complicado. Mas, seguindo as instruções, não há pq ter medo e a sensação é indescritível!
Andamos por 1h e 30 minutos, subindo e descendo, descobrindo cada tom de azul mais bonito que o outro e o efeito do sol nos cristais de gelo dava a impressão de estarmos andando sobre pedras preciosas. Vimos verdadeiros rios subterrâneos em tons de turquesa!
Como era o último dia do ano, nosso guia abriu uma garrafa de whisky e nós pegamos o gelo do glaciar mesmo. Assim, brindamos a chegada do Ano Novo com Whisky 12 anos e gelo de milhões de  anos.
Uma maneira inusitada de começar mais um ano!!! Tim Tim!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário