terça-feira, 7 de junho de 2011

Experiência gastronômica



A gastronomia é uma parte importante da viagem, especialmente quando se está viajando pela Itália. Aqui eles levam muito a sério esse aspecto da vida. Eu diria até que esse é a parte da vida que eles mais valorizam. Para um italiano, tudo o que acontece de importante, acontece em volta de uma mesa muito bem servida em qualidade e quantidade.
Estamos em Bologna e ontem pegamos um trem para Parma a mais ou menos uma hora de viagem, especialmente para comer. Claro, queríamos conhecer Parma, mas nesse dia conhecer a cidade estava em segundo plano. Estávamos a procura de um restaurante estrelado pelo Michelin que havíamos lido a respeito no Brasil.
Ao descer na estação de Parma munidos do mapa da cidade, saímos andando, apreciando as ruas cheias, gente bonita, os cafés lotados, mas como já estávamos no clima da experiência gastronômica, o que mais nos chamou a atenção foi a quantidade e qualidade das charcutarias, lojas especializadas em embutidos e queijos (afinal Parma sempre nos lembra seu presunto e seu queijo , mas tem muito mais...).
Chegamos finalmente ao tal restaurante com o paladar já estimulado pela caminhada e pela expectativa.
Fomos os primeiros a chegar e fomos recepcionados pela Cristina, hostess , somelier  e sócia do Parizzi.
 O lugar é sofisticado, com uma decoração bem contemporânea, minimalista, música suave e iluminação na medida certa.
Degustamos um presunto que leva 26 meses amadurecendo para apurar o sabor, uma mousse de queijo com trufas negras de entrada. Primo piatto: pasta (maravilhosa!). Secondo piatto: vitela e coelho (perfeito), e por último,  uma obra de arte em forma de sobremesa. Nome: “o delírio do chef” ou algo assim. Ele apresentou uma degustação de varias sobremesas como se fosse uma palheta de um pintor. Notem que a mousse de frutas vermelhas veio dentro de um tubo de tinta, entre outros delírios. E acompanhava até um pincel de verdade para finalizar a obra do chef.
 Mas não foi só a aparência que surpreendeu. O sabor de tudo estava perfeito. Um excelente  Barbera para acompanhar.
 Sem dúvida, uma experiência!

www.ristoranteparizzi.it

Restaurante Parizzi em Parma - Itália
mousse de queijo com trufas negras
carta de vinho com 1200 rótulos
vitela
degustação de sobremesas - "o delírio do chef"
para acompanhar o café

Um comentário:

  1. Nossa, q lugar. Tenho certeza q vao lembrar do aroma e do gosto pra sempre.

    ResponderExcluir