quinta-feira, 28 de abril de 2011

ILHA DA MADEIRA


Nem todo mundo que vai a Portugal vai até a Ilha da Madeira.
Vale a pena. Eu fui e adorei !
O vôo sai de Lisboa e tem a duração de 1:20 hr.
Vista de cima a ilha já impressiona. É umas 4 vezes maior que a Ilhabela. Tem excelentes estradas , um porto grande e uma população de 250.000 habitantes.
A descida no aeroporto de Funchal é no mínimo emocionante, pois a pista foi construída  parcialmente em uma laje sobre o mar apoiada em 180 pilares. É até hoje considerada uma das obras mais difíceis da engenharia, devido a topografia da ilha. Só pilotos bem experientes tem autorização para descer lá.
A maior cidade e capital da ilha é Funchal, construída nas encostas da ilha, com jardins encantadores, charmosa, limpa, com bons hotéis e excelentes restaurantes.
Alugamos um carro para percorrer toda a ilha. As estradas são de primeiro mundo.
Toda a ilha é bastante montanhosa, com picos bem altos, vilarejos pitorescos encravados nas montanhas, e muitas vezes me lembraram o Nepal ou o Peru, como dois deles, o Curral das Freiras e o Eira do Serrado.
É impressionante a diversidade de paisagem da ilha, pois sendo vulcânica apresenta orlas costeiras de uma beleza dramática, como a Ponta de São Lourenço, vegetação exuberante nas montanhas no interior , picos de mais de 1800ms como o Pico Ruivo e o Areeiro, penhascos altíssimos e negros de lavas vulcânicas e um mar entre o azul turquesa e o verde esmeralda como Porto Moniz.
Indico três trilhas pelo menos para se fazer:
-       Levadas das 25 Fontes , (9,2 km ida e volta).
-       Areeiro – Pico Ruivo (8,2 km ida)
-       Ponta de São Lourenço (8 km ida e volta)
Vou fazer em mais dois posts diferentes as trilhas das Levadas das 25 Fontes e do Areeiro-Pico Ruivo.
Neste post, algumas fotos da Ilha da Madeira em geral, mostrando paisagens de pontos diferentes que valem ser visitados e umas fotos da trilha da Ponta de São Lourenço também. 















4 comentários:

  1. Eu fui à Madeira há uns aninhos e adorei. Ainda espero lá voltar, desta vez com o meu marido e fazer uns belos passeios nas levadas. Por isso continua a fazer esses belos posts para eu tirar depois algumas ideias. Beijnhos.

    ResponderExcluir
  2. Que legal que gostou Marta !!Eu tb espero voltar um dia. Obrigada pelo comentário.Bjs

    ResponderExcluir
  3. OLÁ, Parabéns pelos destahes dos posts, mas fica uma pergunta: Todos dizem que é muito cara uma ida até a Ilha da Madeira. Você gastou muito com translados, passagem aerea? E hospedagem, alimentação...realmente é caro?

    ResponderExcluir
  4. Oi Mônica, não achei muito caro na época que fui, 2005. Acho que vale a pena, estando em Lisboa, pegar um vôo de 1:20hr pra Funchal e ficar uns dois ou três dias passeando pela ilha. A paisagem é linda demais e aconselho alugar um carro para rodar por toda a ilha. As estradas são de primeiro mundo!!

    ResponderExcluir